segunda-feira, 5 de julho de 2010

Amor Autêntico



O último versículo de Efésios encerra esta tão querida Epístola com uma saudação toda especial: A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível. O termo “graça” é muito especial no Novo Testamento, especialmente nos livros de Paulo, e significa “o favor de Deus” e por vezes também pode ser traduzido por “dom” ou “poder”. Ao pensarmos no termo “graça” o primeiro texto que nos vem à mente é Efésios 2.8: Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. Explicando como conquistamos a salvação, Paulo ensina que através de nossa fé em Jesus adentramos no direito de receber como um favor de Deus a salvação. Ou seja, não somos salvos por méritos próprios.
No último verso de Efésios, Paulo acrescente que o amor verdadeiro por Jesus é a condição para estar debaixo da graça de Deus. O termo “incorruptível” significa “que não se corrompe” ou “que resiste a provas”. Assim, é bíblico afirmar que a salvação é dádiva de Deus para quem ama a Jesus com um amor autêntico, provado. Pergunto: seu amor por Jesus é autêntico?
a) O amor fingido: Através da Palavra do Senhor no livro do profeta Oséias, somos informados que há pessoas que fingem um amor verdadeiro pelo Senhor: Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora. (Os 6:4). Todos sabemos que a neblina e o orvalho são passageiros e que, conforme o calor do Sol aumenta, eles se desvanecem. A Bíblia alerta que há muitos que sentem este tipo de “amor” por Jesus. Este não é um amor incorruptível!
b) O amor que nos leva a cuidar dos cordeirinhos: Certamente você se lembra do que ocorreu com Simão Pedro na noite quando Jesus Cristo foi preso pelas autoridades judaicas. Todos os quatro Evangelhos narram como Pedro negou três vezes que era um dos discípulos de Jesus (Mt 26:69, Mc 14:66, Lc 22:54 e Jo 18:15). Jesus já havia avisado a Pedro que isto ocorreria, mas somente no instante quando o galo cantou é que Pedro se recordou do alerta do Senhor. Em conseqüência, o apóstolo saiu do lugar de onde acompanhava a Jesus com profundo pesar, chorando amargamente.
Somente o Evangelho de João conta acerca do encontro de Pedro com Jesus após a ressurreição, quando por três vezes Simão foi questionado acerca do amor que sentia pelo Senhor (João 21:15-17). Imagine o Senhor perguntando a você, agora, três vezes, a mesma pergunta: Tu me amas? Após cada pergunta e mediante a resposta de Pedro, afirmando e reafirmando seu amor por Jesus, o Senhor fez estas observações: Cuide dos meus cordeiros (v. 15); Pastoreie as minhas ovelhas (v. 16) e Cuide das minhas ovelhas (v. 17). Amar a Jesus significa ter um cuidado todo especial pelas pessoas a quem Ele mesmo chama de ovelhas e cordeiros. O maior cuidado que você pode ter é o de ajudar uma ovelha perdida a encontrar o Caminho.
c) O amor que nos leva a adorá-lo: Você demonstrará o tipo de amor que tem pelo Senhor pela forma como o trata quando se apresenta para cultuá-lo. Há uma adoração que é verdadeira (João 4:24), a adoração de quem ama de verdade. Há, também, a adoração fingida, hipócrita. Um exemplo da relação amor-adoração é muito clara na narrativa de Lucas 7:36-50. Neste texto temos a história de uma mulher que adentrou à casa de Simão, um fariseu, e derramou sobre Jesus um perfume caríssimo, além de beijar seus pés, molhá-los com suas lágrimas e enxugá-los com seus cabelos. Tudo isto escandalizou Simão, que tratara Jesus com bastante indiferença – sem lavar-lhe os pés, sem unção com óleo e sem ósculo. No verso 47, o Senhor afirmou que aquela mulher “o amava muito”, face haver sido perdoada de seus muitos pecados. Assim, quem tem um amor incorruptível pelo Senhor por conseguinte é alguém preocupado em oferecer a Ele a verdadeira adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário