quinta-feira, 29 de julho de 2010

Decisão

Romanos 12:1 "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."


Bom pessoal, ja faz um tempo que eu sempre bato na mesma tecla, falando de diferentes formas sobre um assunto : ENTREGA. O que significa entrega para vocês? Vou colocar o significado do dicionário aqui:
ENTREGAR: v.t. Passar às mãos de alguém. / Confiar. / Dar, restituir. V.pr. Render-se; submeter-se. / Dar-se, dedicar-se inteiramente.
Isso não soou estranho neh! Pois é, muitas pessoas falam sobre a entrega, mas não sabe o significado da palavra. Ou será que a fé é pequena demais? Tudo começa com uma decisão. A muito tempo eu ouvi essa frase: "dê o primeiro passo, decida, e o Senhor fará o resto". o dificil esta sendo a decisão da entrega do primeiro passo.
Tem uma história maravilhosa na Bíblia sobre Enoque, ele se entregou, fez de Deus seu Melhor Amigo, ao ponto de "não mais ser encontrado", ele andou com Deus! Enoque deu o primeiro passo...
Bom, não quero fugir do assunto principal, rsrsrs.... 
Não é de hoje que venho contando pra vocês que o Senhor tem "batido o pé" comigo quando o assunto é entrega. E, mais uma vez, Ele tem me falado sobre isso. No versículo citado acima, Paulo escreve aos Romanos que o nosso culto racional a Deus é, basicamente, se entregar de todo o coração a Ele. Engraçado que ao perceber isso eu me perguntei: "Como?" (rsrs)
Vou dar um exemplo:
Há um momento de dízimos e ofertas no culto, certo??? Ok! Obviamente que a oferta que é celebrada no culto é a oferta financeira, contra a qual, honestamente, eu não tenho muito do que falar. As igrejas precisam se manter, e isso é fato. Mas me preocupa quando as pessoas passam a correlacionar oferta a dinheiro.
Sinto que falta ao povo de Deus o discernimento sobre isso, sobre ofertar a si mesmo ao Senhor. Geralmente, as pregações sobre oferta criam em nós uma satisfação ao preenchemos o envelope (ou o alforge) que passa pelas nossas mãos durante o culto. Sentimos paz no coração (alívio pelo dever cumprido) porque estamos "agradando" ao Senhor. Não estou dizendo que seja errado, mas há casos e casos, e acredito que na maioria desses casos não é apenas isso que o Senhor quer de nós. O que eu quero lhes passar é que há algo mais importante em você do que o seu dinheiro, e é a sua vida!
Eu sei que isso não é nenhuma novidade pra você, mas para agradarmos ao Senhor é fundamental que nos entreguemos a Ele de todo o nosso ser. Temos que dar voluntariamente a Ele total controle de nossos atos. Mesmo que isso venha contra a nossa própria vontade.
Lá em Gênesis 22, temos o caso de um homem que realmente se ofertou ao Senhor. Esse trecho relata um momento em que Deus provou a Abraão. Se você não sabe, eu terei o maior prazer em lhe contar que a mulher de Abraão, Sara, era estéril e não podia gerar filhos. Fato que na época era motivo de vergonha para uma mulher. Mas, um certo dia, Abraão e sua esposa foram abençoados com a promessa do Senhor de que Sara daria à luz, mesmo depois de idosa (Gênesis 18). Foi então que, aos 90 anos de Sara, Isaque nasceu. Abraão amava muito a Isaque, não só porque ele era seu filho, mas porque também ele foi muito desejado e era o filho da promessa de Deus. Agora sim, Abraão era um homem feliz.
Por acaso o Senhor já lhe deu algo que você desejava há muito tempo? Eu posso dizer já fui abençoada assim e a sensação é de muita alegria. É uma felicidade plena que te faz cuidar daquilo que o Senhor te deu com todo o carinho do mundo. Mas as vezes isso pode sair do seu controle e começar a tomar o lugar de Deus na sua vida, se tornando prejudicial ao seu relacionamento com Ele. Acredito que isso também tenha acontecido com Abraão. Pois em um dado momento o Senhor pediu uma oferta para Abraão que ele, muito provavelmente, de inicio, eu penso que em seu coração, ele deve ter recusado em dar a Deus. Agora sim, entrando no que está escrito em Gênesis 22, o Senhor pediu para Abraão sacrificar Isaque em adoração a Ele.
Isso não passa de uma opinião minha, até porque na palavra não descreve isso, mas eu acho que Abraão deve ter ficado com o seu coração muito entristecido com esse pedido do Senhor. Ora, ele era humano, feito de carne igual a mim e a você. Ele estava sujeito as mesmas emoções que cada um de nós estamos. Por isso, é bem possivel ele tenha tido medo de perder aquilo que ele tanto desejou: seu filho Isaque. Mas mesmo assim ele prosseguiu em cumprir a vontade do Senhor. Abraão abriu mão de si mesmo quando abriu mão de seu filho por Amor a Deus. Isso sim é entrega! Isso sim é ofertar!
Gênesis 22: 7-14 "Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá." 
Simplesmente Maravilhoso!
Esse é um exemplo descrito na própria Palavra, daquilo que Paulo chama de culto racional. É você decidir se entregar, amando a Deus com o tudo o que você é. E há sim recompensa para isso. Nos versículos seguintes, Deus promete a Abraão que irá multiplicar sua descendência.
Quando se fala em culto racional, eu entendo que é algo pensado, calculado... é uma decisão!
É você ter o real entendimento do que se está fazendo. É você entregar o seu coração a Deus. Não é uma decisão fácil, acredite, eu sei. Afinal, nós queremos que a nossa vontade seja sempre satisfeita, alias nós oramos o tempo todo para que isso aconteça. Mas se entregar ao Senhor é a melhor escolha. Colocar os sonhos de Deus para a sua vida acima dos seus próprios sonhos não significa que você irá sofrer, pois está escrito:
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11
Ofertar sua vida ao Senhor não é motivo de sofrimento, pelo contrário, é motivo de confiança e esperança. Isso não quer dizer que você não vá passar por momentos dificeis, mesmo porque eu vejo que esses são momentos muito importantes para o nosso relacionamento com Deus. Neles sempre nos damos conta da nossa dependência do Senhor. Sem eles, nossa caminhada com o Senhor se torna "mecânica" e fria, entendem? Espero que sim...
Não podemos ter medo de deixar de viver os nossos sonhos para viver os sonhos de Deus. Abraão venceu o medo por amor ao Senhor. Abraão deixou de viver o seu sonho, por amor ao Senhor. E o maravilhoso disso tudo é que se confirmou depois que o sonho de Abraão era o sonho de Deus também.
Não olhemos para nós mesmos, vamos olhar para Deus. Vamos nos entregar de coração, vamos cultuá-lo racionalmente, vamos decidir viver para Ele! Quem sabe você, assim como Abraão, não descobre que aquele seu desejo não é o desejo de Deus também, hein? 
Fiquem na paz de Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário