sexta-feira, 23 de julho de 2010

Esperança

Bom Pessoal coloquei aqui no post uma coisa que me chama muita atenção onde quer que eu vá.... São as estrelas... a constelação, nada de místico... Mas quando eu as observo eu paro para poder contemplar Tamanho Poder de Deus que sustenta os céus, a Terra, as Estrelas... Tenho uma curiosidade muito grande sobre Deus. Quanto mais esta curiosidade aumenta, mais eu procuro estudar sobre Ele, sobre a criação, sobre o Plano de Salvação, sobre o Teu Amor que NÃO se pode medir... Ai... quando penso em Deus e que Ele amou o mundo de tal maneira ao ponto de sacrificar Jesus Cristo o Teu Único Filho, tenho uma sensação de quão pequena sou mas ao mesmo tempo vem algo que não se explica o Amor dEle por nós.
Isso simplesmente não é explicado, nem entendido, porque é muito para nossa capacidade humana de compreensão, somos seres limitados, e Deus é Eterno e dotado de Suma Sabedoria, Conhecimento!
Gente, como que pode uma coisa dessa... Como???? Tanto amor por nós... Esses dias, meu coração queimava a mil graus perguntando á Deus o porque de tanto amor... Porquê Deus? Eu queria uma resposta inteligente, plausível, convincente e Deus na simplicidade me respondeu assim: - Como um pai ama o filho, ou como a mãe ama seu filho... quer um exemplo? Então: nós erramos mas Ele nos perdoa, Ficamos doentes e Ele cuida de nós (...) e por ai vai.-!
Bom, vou falar um pouco do que eu li sobre a constelação Cruzeiro do Sul, é dito que ela é em forma de cruz, as estrelas em sua posição forma uma cruz (eu ainda particularmente não a observei, mas está nos meus planos) Segundo, essa era a referência utilizada pelos navegadores para se orientarem quando estavam em alto mar. Então, os navegadores, quando estavam perdidos ou simplesmente à deriva, utilizavam a Cruz para se localizar, buscando nela a direção.
Entendeu?
Então,
Quero falar aqui sobre esperança... Mas não simplesmente sobre saber esperar ou sobre o que esperar... mas quando esperamos por alguma coisa devemos zelar por algo.

 Passeando por I Reis, encontrei o capítulo 11.

Eu gosto bastante das histórias do rei Salomão, principalmente porque ele foi um homem cuja sabedoria em Deus era notável. Mas tem capitulos que, mostra um outro lado de Salomão, o lado da desistência... ou melhor, do não permanecimento dele naquilo que Deus havia falado com ele. O capítulo 11 do primeiro livro de Reis fala das muitas mulheres de Salomão e fala, também, sobre a desobediência dele quanto às ordenanças do Senhor.
Houve um tempo em que Deus orientou o Seu povo quanto as mulheres que eles não poderiam tomar em casamento. Alguns povos traziam consigo práticas idolatras e isso não agradava a Deus (como até hoje não agrada). Por isso, o Senhor não queria que seu povo se misturasse com eles, pois certamente, isso os influenciaria. E Deus, conhecendo o homem como conhece, sabe que ele cede muito facilmente aos encantos femininos. Lá em I Reis 11, há um pequena lista dos povos cujas mulheres eram "encantadoras até demais" rsrs.
Enfim, Salomão não atentou para isso e se casou com essas mulheres, que, com o tempo, o levaram a essas práticas idolatras. Por conta dos anseios da carne e, com certeza, pela cobiça dos olhos, ele não permaneceu naquilo que Deus o havia dito. E aqui entra os versículos que mais chamaram a minha atenção:
"O SENHOR irou-se contra Salomão por ter se desviado do SENHOR, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes. Embora Ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não lhe obedeceu."
(I Reis 11.9 e 10)
O que devemos observar foi o fato de Salomão não ter tido fé para permanecer em Deus, mesmo com o próprio Deus lhe aparecendo não uma, mas DUAS vezes. Salomão havia "herdado" de Davi, seu pai, uma promessa de Deus: o reino de Israel. Reino esse que, por amor a Davi, Deus não retirou de Salomão, mas retirou Roboão, filho de Salomão e príncipe herdeiro da coroa.
Todos nós temos algo que Deus colocou em nosso coração, um propósito. Ou como vemos na igrejas por aí, uma bênção. Honestamente, acho que o termo "bênção" precisa ser resgatado da boca daqueles que o usam para manter o povo sob a pena que os leva, muitas vezes, à desilusão.
Temos que procurar o que Deus quer e não o que nós queremos que Ele queira para nós. Até porque o Soberano é Ele, e se Ele não quiser, não adianta orar, não vai acontecer. Por isso é importante que a entrega a Deus seja verdadeira. A intimidade e a sensibilidade ao que Deus quer falar ao nosso coração também são muito importantes para se cumprir a vontade d'Ele para a nossa vida.
Mas veja bem, Deus não é mau. Sua negativa, muitas vezes se deve ao fato de não enxergarmos que aquilo que tanto queremos não é tão bom quanto imaginamos ser. Pode ser que aquilo não vá lhe fazer bem, ou que talvez não seja o tempo de você ter isso que você tanto almeja em sua vida. Por esses dias eu li uma frase de Joshua Harris que é muito interessante. Ele diz assim: "A coisa certa na hora errada é a coisa errada".
Acredito que todos nós vivemos em um constante processo de amadurecimento. E, se vocês me permitem filosofar um pouco (rsrs), penso que todo amadurecimento pressupõe que, num momento anterior, nós éramos um pouco mais "infantis", entendem?
Exemplificando o quero dizer: Vamos supor que o sonho da minha vida, aquilo que eu sinto que Deus colocou no meu coração, seja viajar para a Irlanda. Mas, eu ainda sou um pouco irresponsável com as minhas finanças, e por isso, gasto meu dinheiro com aquilo que me dá na telha, sem me importar com as contas do final do mês, por exemplo. Nessa altura da minha vida, morar sozinha em um outro país longe da minha família será um transtorno para mim, porque isto implica em ter mais responsabilidades, coisa que, nesse momento eu não tenho. E morar fora não deixa de ser algo bom, só não é bom pra mim nesse dado momento.
Alias, cabe aqui um outro pensamento que ouvi há muito tempo. O irresponsável não diz que é irresponsável, porque é irresponsável. Pois se ele fosse responsável, já avisaria logo: "eu sou irresponsável!". E assim não decepcionaria àqueles que confiam nele. Por isso que, de acordo com o exemplo acima, é melhor pra mim continuar morando com meus pais rsrs.
Mas falando sério e voltando ao que interessa, Deus nos ama porque somos Seus filhos, e como todo pai, Ele quer nos orientar em nosso crescimento. É dever de todo pai dizer "não" quando é necessário.
Há também outra coisa que pode acabar acontecendo quando conseguimos o que é certo na hora errada. O nosso "sonho" pode acabar tomando o lugar que deve ser ocupado somente por Deus no nosso coração. Sem a maturidade necessária para, a "coisa certa na hora errada", pode virar o centro da nossa vida, se transformando em um "bezerro de ouro", ou seja, um falso deus, como no caso de Salomão.
Então, lendo o capítulo 13 do primeiro livro de Reis, é....
Fazendo um rápido resumo da história aqui relatada, após a morte de Salomão, Roboão, seu filho herdou o reino de Israel. Mas, por causa do pecado de Salomão, Deus permitiu que Robão perdesse a grandeza do seu reino, ficando apenas com com parte do reino, que incluía Jerusalém e Judá. Um homem chamado Jeroboão foi quem assumiu a outra parte do reino de Israel. Para evitar que o povo fosse a Jerusalém para adorar a Deus, Jeroboão começou a edificar altares para outros deuses nas cidades de Betel e Dã. Convencendo o povo a adorar "bezerros de ouro".
Isso fez com que o Senhor levantasse, em Judá, um homem, um profeta que é tratado apenas como o "homem de Deus", para profetizar contra as práticas e os altares idolatras. A esse homem Deus deu as seguintes ordenanças: ele não deveria comer e nem beber a água de Betel; ele não poderia voltar pelo mesmo caminho que tomou para chegar a Betel.
Eu achei isso muito profundo, porque, primeiro, quando nós somos movidos pelo Espírito Santo, não podemos ficar olhando, para trás, voltando pelo mesmo caminho em que chegamos até aqui. Lembrei da mulher de Ló, que virou uma coluna de sal, porque olhou para trás... olhou para o seu passado em Sodoma e Gomorra. Olhar para trás nos impede de prosseguir e, assim como uma coluna de sal, não saímos do lugar... a não ser para nos desfazermos com o vento que sopra...
Nem podemos ficar nos alimentado ou bebendo da mesma fonte que o mundo. Basicamente, creio que foi isso que Deus quis dizer ao profeta que Ele levantou: "Olhe para frente, prossiga, e não se alimente daquilo que o mundo oferece, pois está estragado".
Portanto, prosseguindo (rsrs), o homem de Deus foi a Betel, condenou os altares idolatras e impressionou a todos com os feitos realizados lá (depois leia I Reis 13, e entenda melhor o que aconteceu). Após isso ele foi embora. Mas um profeta idoso que morava em Betel, foi atrás do homem de Deus e, mentindo, disse que Deus o havia enviado para lhe pedir que voltasse para a casa do profeta idoso, comesse e bebesse com o profeta idoso que, repetindo, morava em Betel.
Resumindo, o homem de Deus acompanhou o profeta idoso, o que não agradou a Deus.

"Enquanto ainda estavam sentados à mesa, a palavra do SENHOR veio ao profeta idoso que o havia feito voltar e ele bradou ao homem de Deus: 'Você desafiou a palavra do SENHOR e não obedeceu à ordem que o SENHOR, o seu Deus, lhe deu. Você voltou e comeu pão e bebeu água no onde Ele falou que não comesse nem bebesse. Por isso o seu corpo não será sepultado no túmulo dos seus antepassados' ". (I Reis 13.20-22)
Depois que terminou de come e beber na casa do profeta idoso, o homem de Deus saiu e no meio do caminho foi atacado por um leão, que o matou. Gente, isso é sinistro, porque em muitas passagens bíblicas, o leão representa o próprio Deus.
Novamente, digo que Deus não é mal. Acredito que isso tudo representa o acontece conosco quando desistimos daquilo que Deus nos falou. Naturalmente, o homem de Deus deveria estar cansado, com fome e sede, mas Deus tinha falado para ele não voltar, não comer e não beber em Betel. Quando Deus falar conosco, nós devemos obedecê-Lo. Quem sabe Deus não estava preparando o melhor pão e a água mais refrescante para esse homem? Bastava apenas ele prosseguir, firme, permanecendo naquilo que o próprio SENHOR o ordenou que fizesse.
Há vezes em que estamos confusos, porque Deus nos diz uma coisa, mas as circunstâncias nos dizem outra. Há vezes em Deus nos manda insistir naquilo que Ele colocou em nosso coração, as pessoas dizem "não, não faça isso!", "desista!", "você não vê que isso não está dando certo?"... No fundo, somos todos iguais aos navegantes perdidos, à deriva no mar aberto. Devemos nos orientar pela Cruz e ir em direção à ela.
Ela é a nossa direção, é a Sua palavra que deve nos orientar. Se alguém se diz profeta do Senhor e procura te fazer ignorar aquilo que Ele te falou, não dê ouvidos... busque n'Ele, permaneça n'Ele... não desista enquanto Ele não disser que não. Tenho aprendido ser mais segura daquilo que Deus fala comigo, e a ouvir menos o homem, mesmo que este homem, muitas vezes seja eu mesma, pois podem não passar sentimentos passageiros, minha fraquezas.
Pode até ser no momento, o sonho de Deus não nos pareça possível, mas é só no momento... pois o que está à frente, o que está n'Ele, os nosso olhos humanos e o nosso entendimento terreno não alcança... se Ele falou, Ele vai cumprir. É melhor permanecer e não desistir. Se Deus ainda não cumpriu a Sua promessa, é porque não é o tempo ainda... se Ele falou, Ele vai cumprir.
Quando o seu coração deseja algo prometido por Deus, Ele confirma constantemente. Se realmente é algo vindo d'Ele, do coração d'Ele para o seu, Ele confirma, te dando ânimo para prosseguir, por mais que você esteja cansado, Ele te sustenta. Nos momentos em que penso, e muitas vezes digo, que vou "chutar o balde", Ele diz "não!". E me ensina a prosseguir.
Ainda não se cumpriu, porque não é o tempo, mas com as Suas palavras, Ele tem em dado ânimo para esperar... a minha esperança vem d'Ele. Às vezes o caminho é longo, e nós nos sentimos tão pequenos... mas estamos crescendo...Eu não vou desistir. Permaneça você também.

Que a Paz que excede todo entendimento preencha o seu coração.

Em nome de Jesus... Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário