segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Para refletir...



I Corintios 9:19-23 "Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele."
 Eis a  resposta de um post que eu fiz á um tempo atras. Atraves de uma oração que eu faço sempre no trajeto casa/empresa, Deus havia colocado algo em meu coração, algumas questões sobre o nosso comportamento Cristão diante deste mundo secular.
Para quem tiver curiosidade, este post chama QUESTÕES foi postado dia 06 de Julho/2010.
O que para voce é se assentar na roda dos escarnecedores?
Sabemos que lá no livro de Salmos 1:1 fala "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" 
E durante a minha oração meu coração me questionava o que pra mim era se assentar na roda dos escarnecedores. E eu fiquei meditando sobre isso dia após dias. 
 No meu ponto de vista:
Sentar-se na roda dos escarnecedores é adquirir o mesmo carater as mesmas atitudes de uma pessoa que não tem a vida Cristã.
Ainda assim encontrei a resposta em I Corintios 9:19-23, pois o Apostolo Paulo por sua vez afirmou que ele andava com os impios para com que ele pudesse ganhá-los para Jesus, lembrando que o andar não significa ter o mesmo carater, mas Paulo não os rejeitou pelo fato deles serem vistos como homens pecadores.
Devemos antes de tudo ressaltar que hoje, nesta era secular, vivemos atraves de status e imagens que possamos passar para as outras pessoas. Afinal de contas queremos ser os melhores, os Crentes maiorais, a melhor religião (putz), os mais santos.
Mas no contexto de I Cotrintios 9:19-23, O Apostolo Paulo nos mostra que para com que ele pudesse se achegar a todos os povos ele se misturava para poder pregar o Evangelho. Mas o que eu estou querendo dizer, na verdade, é o preconceito daqueles que são Cristão com os que não são Cristãos.
Uma das situações que eu vejo hoje, inclusive dentro da minha propria familia, é de fato, não querer se misturar com povos diferentes, aqueles que julgam estar em "grande" pecado. Sim, eu quis dizer GRANDE pecado, porque aos olhos dos homens, o pecado tem tamanho, tem os piores e os menos piores... kkkk vou dar um exemplo:
- Se uma pessoa mente, não é tão terrível, quanto ao que rouba. 
Afinal, quem mente é apenas mentiroso (tsc) e quem rouba é ladrão merece ser preso... Será que voces me entendem???
E pra Deus, pecado tem tamanho?
Bom eu penso que pecado é pecado! Não tem pecadinho ou pecadão ...mais os "pecados" geram consequências diferentes umas pequenas outras grandes e outras gigantescas...essa é a diferença!
O que acontece dentro da minha família, vou explicar para voces entenderem o que eu quero dizer. Minha irmã é evangelica, e tem uma filha de 19 anos que anda com os amigos "emo" dela. Minha irma, fala que eles não são amizades para minha sobrinha. As vezes, eu penso que Deus colocou essas pessoas na vida da minha sobrinha, para com que a minha irma pudesse convidá-los a frequentar a casa dela e pregar o evangelho de Jesus Cristo. Mas não ela faz o contrário, tranca a filha dentro de casa, coloca senha no computador para com que não se comunique com eles pela internet, proibe ela de sair. Será que ela está fazendo certo, "afastando" a filha destas companhias?
É o mesmo que acontece com alguns menbros da igreja, como por exemplo, o irmão sai com os amigos que bebem pra alguma churrascaria, e se alguém da igreja ver ele sentado na mesa, com alguns copos de cerveja, mesmo que não seja dele, com certeza irão criticar a companhia e fofocar para todos que o conhecem.
Isto é certo?
Infelismente é o que tem acontecido, isto me lembra a passagem de Zaqueu, ele era um "pecador" e Jesus foi á casa dele, e pelo fato de ir, algumas pessoas ficaram indignadas por Ele ir á casa de um homem pecador.
Lucas 19:5-10 "E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." 
Por esta passagem, dá para perceber que o Apostolo Paulo entendeu o que Jesus veio nos ensinar. Que Ele não veio para os salvos, mas para os doentes, pecadores.
Mas voltando aqui para o contexto, o que eu quero alertá-los é, parar de julgar uns ou outros, e começar a agir. Nem que seja como Paulo, o segredo é ir com o Amor de Cristo. Jesus amou á nós pecadores, Ele morreu para que houvesse a Salvação entre todos os povos, sejam eles assassinos, sejam eles ladrões, mentirosos, bebuns, fumantes, prostitutas. Deus não olha a nossa situação aparente, ele olha o nosso coração. 
Acredito eu que estar no meio dos pecadores não signifique que esteja sentado na roda dos escarnecedores, acredito que se adquirir carater deles, os mesmos pensamentos, ai sim teria que dar um basta!Então como que chegaríamos á estas vidas se vivêssemos somente entre os irmãos em Cristo, na rodinha dos salvos????

Afinal "Ele veio para os doente, porque os sãos não precisam de médico!" 

Pense nisso! 


3 comentários:

  1. Poxa, adorei a sua reflexão! O problema é quando o próprio cristão é crente só de nome e vive se arrastando na vida com Deus. Esse, bom, esse daí anda com judeus e age como judeu... conheço gente assim...
    hauhua o negócio é orar bastante neh? pra gente não dar a desculpa de "andar com eles pra pregar a Palavra", que seja de verdade o nosso compromisso!
    Beeijo
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Pois é Mimi. É o que tem acontecido por ai. Eu ja me decepcionei com pessoas que convivem no meio Cristão, que se julgam Cristãos, mas são tão egoistas e egocentricas quando uma pessoa que não conhece a Palavra de Deus. Mas Deus, Poderoso, que sonda e conhece cada coração, sabe de todas as coisas!
    Deus te abençoe
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. A palavra diz que somos o sal da terra e a luz do mundo, pensando nessa passagem, para que serve o sal quando ele está dentro do saleiro? e a lâmpada debaixo da cama? Temos que dar gosto por onde passarmos sermos luz para quem está na escuridão. Aninha, Lucas 19:5-10 é uma excelente passagem para explicar essa situação, você a usou muito bem.

    Que Jesus continue te abençoando e te dando sabedoria a cada dia.

    Te admiro,
    Bjuss...

    ResponderExcluir