segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Paixão II

Todo Cristão que se preze conhece a diferença entre amar e estar apaixonado. Sabemos que a paixão é algo passageiro, uma espécie de fogo de palha, enquanto o amor é algo transcendental, que rompe os limites do tempo e da carne.
Quando falo de paixão, não me refiro somente à questão do relacionamento homem/mulher, me refiro também a tudo aquilo que pode ocupar o lugar de Deus no nosso coração. Pode acontecer de não percebermos quando ela vem e se instala. Por isso devemos prestar mais atenção nos detalhes, que muitas vezes são gritantes. Quando desatentos, estamos sujeitos a confundir a nossa felicidade momentânea com bênção de Deus... há vezes que não é. No final das contas, isso só gera decepção.
Só pra exemplificar, temos os casos dos amores platônicos. Aquele que sofre com esse problema acaba endeusando o outro, colocando-o num pedestal. Isso torna o outro inalcançavel, dentro da sua "bolha" de perfeição. O curioso é que o próprio Platão dizia que o ser humano só seria perfeito no mundo das idéias, ou seja, na imaginação. E quando o apaixonado se dá conta disso, o coração sangra.
Temos casos de pessoas que se "apaixonam" pelo seu carro, pelo seu emprego, pelo ouro, pela prata, pelo status, religiosidades e tradições, tudo isso são apenas "máscaras" que traz dores e sofrimentos, por dentro tudo vazio que fede como um sepulcro "caiado", vivendo na solidão Espiritual.
Não! Chega! Não é nada disso que precisamos...
É como está escrito lá em Salmos 25.1 e 2: "A ti, Senhor, elevo minha alma. Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim."
Tito 2:6 "Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados"
Em tudo nosso foco deve estar nos Senhor. Para que não sejamos confundidos, devemos estar sujeitos a Sua vontade... os Seus caminhos são perfeitos. N'Ele não há confusão, nem decepções...

Que não seja o nós queremos...

Um comentário:

  1. Oi Aninha, este texto II é bem diferente do primeiro, na verdade até fiquei com dúvida. rsrsrs...
    Achei fantástica a parte que você diz "o amor é algo transcedental, que rompe os limites do tempo e da carne".

    Jesus abençõe,
    Te admiro,
    Bjuss...

    ResponderExcluir